Celulas adiposas em musculares
Cientistas transformaram tecido adiposo em células musculares, disse um estudo divulgado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Segundo os cientistas do Departamento de Urologia da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, isto poderia conduzir a novos tratamentos contra doenças cardíacas, gastrointestinais ou da bexiga.As células musculares são as que regulam e ativam as pulsações cardíacas e o fluxo sanguíneo. Também são as que participam do transporte do alimento através do sistema gastrointestinal (movimento peristáltico) e do funcionamento da bexiga.
"O tecido adiposo pode ser uma fonte de massa muscular suave que poderíamos aproveitar para regenerar ou reparar órgãos danificados", disse Larissa Rodríguez, professora auxiliar do Departamento de Urologia.
Rodríguez e o grupo de cientistas incubaram células adiposas derivadas de células-tronco em um cultivo com proteínas humanas que estimulam sua conversão em células musculares. Os pesquisadores indicaram que seu trabalho buscava, em última instância, encontrar fontes de massa muscular suave para o tratamento de doenças gastrointestinais e da bexiga.
Até agora, o grande obstáculo vinha sendo encontrar uma fonte confiável desse tipo de material, que pudesse ser obtida "de maneira segura e com mínima manipulação". Rodríguez disse ainda que a possibilidade de rejeição ficaria automaticamente descartada quando fossem feitos transplantes de tecido adiposo do próprio paciente para realizar a conversão.
As células musculares haviam sido criadas até agora mediante o uso de células-tronco extraídas do cérebro e da medula espinhal. Mas com o uso das células adiposas, a produção de células musculares seria muito mais fácil, indicou Rodríguez.
Fonte:
Terra Notícias
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home