27 Junho, 2007

Gene da escoliose

Os pesquisadores identificaram a relação entre o gene CHD7 e a escoliose idiopática, tipo de condição da qual não há causa aparente. Trata-se da forma mais comum da deformidade, que ocorre em crianças aparentemente saudáveis e é geralmente detectada durante o salto de crescimento que acompanha a adolescência.

Segundo os autores, a deformidade é causada por diferentes genes que trabalham em conjunto e com o ambiente. Ou seja, outros genes ligados à escoliose deverão ser descobertos em breve.

Estima-se que o CHD7 tenha papel fundamental em muitas funções celulares básicas. Os pesquisadores chegaram ao gene após verificar que ele estava ausente ou muito modificado em portadores da rara síndrome de Charge, que geralmente provoca a morte durante os primeiros anos de vida – portadores que sobrevivem desenvolvem problemas como defeitos no coração, retardo mental, surdez e escoliose.


Fontes:

Gene polymorphisms are associated with susceptibility to idiopathic scoliosis. American Journal of Human Genetics vol. 80, p. 957-965.

Agencia FAPESP