Diferenças sexuais geneticas
O estudo, que analisou tecidos do cérebro, fígado, gordura e músculos de ratos mostrou que a expressão genética variava significativamente de acordo com o sexo dos animais.É quase certo que o mesmo ocorra em humanos, disse a equipe da Universidade da Califórnia.
"Essa pesquisa traz importantes conclusões para o entendimento de males como diabetes, doenças cardíacas e obesidade, e identifica alvos para o desenvolvimento de terapias votadas para os diferentes sexos", disse Jake Lusis, professor de genética humana que participou do estudo.
Os pesquisadores, que publicarão os resultados na edição de agosto da revista Genome Research, disseram que até nos mesmos órgãos o índice de genes variava de modo expressivo entre homens e mulheres.
As menores diferenças estavam no tecido cerebral.
Xia Yang, um pós-doutorando em cardiologia que liderou o estudo, disse que suas consequências eram importantes.
"Homens e mulheres dividem o mesmo código genético, mas nossos achados indicam que o sexo determina o quão rapidamente o corpo pode codificar DNA para proteínas", disse Yang em um comunicado. "Isso sugere que o sexo influencia no desenvolvimento das doenças".
No tecido hepático, o estudo mostra que as funções são as mesmas em homens e mulheres, mas em diferentes níveis.
"Estudos mostram que a aspirina é mais eficiente para prevenir ataques cardíacos em homens do que em mulheres. Um sexo pode metabolizar a droga mais rápido, deixando muito pouco medicamento no organismo para produzir efeito."
Fontes:
Último Segundo
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home